Tel: (11) 3289-8000/ (11) 3373-8899
faleconosco@ortopediaesaude.org.br
Rua Itapeva, 490 - 10° andar - Bela Vista - SP

Outra ação importante do Instituto IOS é o incentivo à sustentabilidade. O Instituto promove a coleta de radiografias antigas para reciclagem.

As radiografias são muito utilizadas para identificação de lesões e patologias. Como são exames importantes, as pessoas costumam guardá-las por um longo período. Porém quando não são necessárias, as radiografias são descartadas, geralmente em lixo comum.

Isso é um erro e afeta diretamente o meio ambiente, pois as chapas de raio X vão parar em aterros sanitários, contaminando o solo e o lençol freático, por conseguinte, atingindo a água que utilizamos. O acetato, material utilizado nas chapas é de  plástico e leva mais de 100 anos para se decompor. O acetato é coberto por uma fina camada de grãos de prata sensíveis à luz. Sendo a prata um metal pesado, sua concentração é altamente poluente e prejudicial à saúde. A liberação da prata no meio ambiente é proibida pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e CONAME – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A destinação correta das chapas de raio X poupa o meio ambiente e gera empregos. Devidamente tratados o acetato e a prata são reaproveitados para criação de bijouterias e embalagens.

O Instituto Ortopedia & Saúde realiza a coleta de chapas de raio X durante o evento Caminhadas com Segurança, que ocorre um domingo por mês e mantém o posto de coleta na Rua Itapeva, 490 – Conj. 101/102 – São Paulo.

 

Calendário

Confira o calendário do Projeto Cidadania -  Caminhadas com Segurança 2018 e participe com a gente!

25 de fevereiro 
25 de março
15 de abril 
27 de maio 
24 de junho
29 de julho
26 de agosto
30 de setembro
21 de outubro

25 de novembro 

 16 de dezembro 

 Local: Parque Trianon - Av. Paulista, 1578 - em frente ao Masp

 

Newsletter

Cadastre-se e receba informações e notícias do Instituto Ortopedia e Saúde em seu email.

Facebook

Move Brasil

movebrasil